Últimas do M de Mãe

RSS

Como Fazer Sua Própria Festa

image

Chá de bebe, de cozinha, festas para as crianças… muitas das minhas amigas vivem me pedindo ajuda para fazer suas festas de forma econômica porém completas e de bom gosto.

Não só bolo e doces, mas também decoração, personalização, lembrancinhas e salgados também podem ser feitos em casa.

É bom planejar a festa sempre com uns 3 ou 4 meses de antecedência para que se possa ter tempo hábil para fazer o planejamento e contratações com mais prazo para pagamentos e negociações de desconto. Caso nao tenha todo esse tempo, ainda assim dá para fazer sua própria festa. Tudo vai depender do número de detalhes e do tamanho que a festa terá.

Separei aqui em “Fases” o que eu considero um bom caminho para fazer sua própria festa.

  • Fase 1: Defina o tema/ decoração.

Se já souber qual o seu tema ou cores e estilo para a decoração, busque na internet fotos de referência para que possa montar o seu próprio projeto. Separe essas fotos numa pasta ou monte uma apresentação no power point. Pode utilizar os recursos para cortar uma parte de uma foto que mais lhe agrada e fazer anotações e lembretes úteis.

Se não tiver idéia do que fazer procure nos buscadores as referências de uma maneira mais abrangente, como “Chá de Bebê de Menino”, “Festa de 1 ano”, “Batizado de menina”. Isso vai ajudar a ter idéias para que você possa definir como será seu evento. Normalmente, as festas de criança já têm um tema pré-definido de acordo com a preferência da criança.

  • Fase 2: Projeto

Coloque no papel o que deseja ter na sua festa. Aqui o céu é o limite! O ideal é que você ainda não se prenda a valores. Coloque tudo o que gostaria de ter na festa, para depois ir adaptando conforme os orçamentos forem sendo entregues. Pense no número de convidados e no espaço que terá, para saber o número de mesas, o tamanho do mobiliário que utilizará, o que será servido e de que forma será servido, se precisará de mão de obra extra ou se a própria família se encarregará de ajudar, etc.

  • Fase 3: Orçamento

Para montar seu projeto, comece pelo orçamento. Quanto pretende disponibilizar para a festa. Faça uma planilha separando em sessões os itens necessários. Por exemplo: alimentos e bebidas, decoração, lembrancinhas, entretenimento, mão de obra. Abra duas colunas seguintes para colocar o valor que você acha que vai gastar com determinado item (previsto) e o valor real que gastou ou contratou (realizado).

Antes de contratar ou comprar, faça uma pesquisa de preços. Você pode usar os sites de lojas on-line, supermercados, etc., para ter uma idéia de quanto vai gastar com cada item.

Depois, cabe a você administrar essa verba. Ficar de olho nas promoções também vale muito a pena!

  • Fase 4: Mãos a obra!

- Montagem da festa

Orçamentos feitos, hora de adaptar a sua festa a realidade da sua verba! Você vai mexer bastante na sua planilha de orçamentos, vai remanejar verbas dos diferentes itens, etc.

Vamos as compras! Separe um dia para ir até algum centro de compras, como a 25 de março. Já tenha em mente quais são as lojas que terá que ir e faça um breve roteiro para agilizar sua visita. Não esqueça de fazer a lista de compras, para não faltar nada.

Nunca vá às compras sem ter idéia do que comprar, onde comprar e em que quantidade. Isso fará que seu dia tenha renda e manterá você dentro do orçamento. É normal comprar uma coisa ou outra diferente do planejado, já que chegando nas lojas sempre aparece uma nova ideia.

Muitas lojas da região da 25 de março oferecem venda on-line, caso não tenha tempo de ir ate lá, como o M. Camicado, Matsumoto, Armarinhos Santa Cecilia, So Isopor, etc.

- Comidas e Bebidas

As bebidas, petiscos e alguns outros materiais podem ser comprados em grandes atacadistas como o Makro, Assai ou Sams Club. Caso prefira, pode procurar depósitos de bebidas que façam a venda ou a consignação das mesmas.

As comidinhas podem ser encomendadas, contratadas ou feitas em casa mesmo. Sanduichinhos, salgadinhos, canapés, barraquinhas, finger food…

Algumas idéias, como os sanduiches e sushi de pao da padaria Terracota, os salgados e barraquinhas da Serrano Festas, os fingers foods, podem ser uma boa pedida. Sanduíches de metro também podem ser encomendados em boa parte das padarias da cidade.

Caso prefira fazer as comidinhas em casa, inúmeros sites de receitas podem trazer boas ideias e ótimas receitas! Não se esqueça também das boas e velhas receitas de família.

Doces e bolos também podem ser feitos em casa ou encomendados em doceiras especializadas. Doces decorados e personalizados podem ser uma boa opção para decorar a mesa com um bom custo beneficio. Doceiras especializadas como a Biscotteria, podem produzir produtos lindos e inovadores para sua festa.

- Decoração e lembrancinhas

Para a decoração e lembrancinhas, a Faísca e Fiasco oferece produtos em feltro, personalizados ou temáticos de acordo com a necessidade de cada cliente. Uma opção bacana é contratar a decoração com a Super Cenário, caso queira algo mais incrementado e com bom custo beneficio.

No centro também é possível comprar itens para fazer as lembrancinhas. As lojas como a NA Lembrancas e Atacadão das Lembrancinhas fornecem diversos itens e acessórios para que você possa fazer sua lembrancinha.

Quer fazer produtos personalizados sem gastar muito? As meninas do site “Fazendo a Minha Festa” oferecem kits com inúmeros temas e estampas, já no tamanho certinho para que você possa personalizar sua festa. Os kits já tem todos os itens no tamanho certinho para impressão. Pode-se personalizar Toddynho, Bis, Guaraná Caçulinha, Tic Tac, bandeirolas, convites, adesivos, pirulitos, forminhas, rótulos, cones e muitas outras opções. Basta salvar a imagem no seu computador e depois editar em algum programa, como o power point ou paint, colocando o nome do aniversariante. Depois é só imprimir, cortar e colar!

Se precisar de mobiliário ou locação de outros materiais para a festa, é importante procurar empresas que tenham comprometimento com a entrega e retirada dos objetos e com a qualidade. Mesas, cadeiras, pranchões, coolers, copos de vidro, toalhas etc., devem ser entregues em bom estado e limpos.

Não esqueça de incluir na sua lista itens como barbante, cola, fita adesiva, fita dupla-face, tesoura, etc.

Nas redes sociais é possível encontrar diferentes grupos onde fornecedores e clientes de festas e eventos demandam e ofertam seus serviços. Procure sempre indicações de confiança!

Abaixo, alguns exemplos de itens e fotos de festas feitas a mão. Se quiser mais referências, uma dica é o site Fazendo a Nossa Festa, onde é possível visualizar varias festas feitas em casa.

image

image (2)

image (1)

foto

Adriana Pincherle - Confeitaria Artística

Não deixe de ler também